Tamanho das fotos de capas das principais redes sociais

Aqui estão os tamanhos das fotos de capa (covers) das principais redes sociais. Sei que está incompleto, mas essas são as que meus clientes mais usam.

Aqui vão ela (não esqueçam, qualidade sempre em 72 dpi):

Twitter – 1500px de largura X 500px de altura

Twitter - 1500px X 500px
Twitter – 1500px X 500px

Google+ – 2120px de largura X 1192px de altura

Google+ - 2120px  X 1192px
Google+ – 2120px X 1192px
Facebook - 851px  X 315px
Facebook – 851px X 315px

Rapido, né? Até a próxima.

Leia Mais

Alterar senhas de usuário WordPress pelo Banco de Dados

Perdeu a senha do WordPress?Ae, pessoal.

De repente você perdeu sua senha do Wordpress e não consegue requisitar outra, como fazer?
Uma coisa chata aconteceu essa semana. Um funcionário responsável pelas alterações no website em WordPress de um cliente foi demitido e antes de sair, simplesmente, alterou todas as senhas administrativas do painel e sumiu.
O cliente entrou em contato, desesperado, falando do ocorrido e perguntando quanto ficaria fazer uma nova instalação e se eu conseguiria, pelo menos, salvar as postagens!!!
Ok, assumo que a culpa pelo desespero dele foi minha. Quando fiz o site dele deixem bem claro que as senhas administrativas são coisas sérias e que no caso de perda seria um problemão (o que não deixa de ser verdade).
Na verdade respondi que poderia gerar novas senhas pelo Banco de Dados e que só cobraria pelo tempo usado para gerar novas senhas.

Não esqueça de salvar o Banco de dados antes de fazer qualquer modificação.

Localize a tabela wp_users
Localize a tabela wp_users

 

1) Primeiro vamos precisar de acesso ao Banco de Dados da instalação WordPress pelo phpMyAdmin (disponível na grande maioria dos serviços de hospedagem), procurar o Banco de Dados e encontrar a tabela wp_users

 

 

 

 

2) Procure o nome do usuário que terá a senha editada:

Procure o nome do usuário que terá a senha editada
Procure o nome do usuário que terá a senha editada

3) Na linha user_pass coloque a senha que você quiser (nada muito obvio, claro) e no menu suspenso escolha MD5 e salve.

Selecione MD5 no menu suspenso.
Selecione MD5 no menu suspenso.

Pronto, senha novinha em folha. Até a próxima.

Leia Mais

whatsapp web

Whatsapp web no desktop

whatsapp web Ultimamente tenho indicado aos meus clientes usuários do Whatsapp que o usem como “atendimento personalizado” (eu faço isso e está dando muito certo). Claro que eu não sou maluco o bastante para parar toda hora o trabalho e digitar no celular (seria muito contraprodutivo e, na verdade, chato demais). Para isso funcionar eu uso o Whatsapp Web no desktop.

Whatsapp no Desktop
Whatsapp no Desktop (lembra muito o antigo MSN)

Na verdade esse tutorial deveria ter vindo bem mais cedo (essa funcionalidade está disponível desde janeiro/2015), mas ele vai me fazer economizar tempo ao explicar o “como fazer” em um único lugar (eu estava ensinando um cliente por vez). Agora basta enviar o link. =)

Vamos Lá:

1) No computador acesse o endereço web.whatsapp.com, essa página terá um QR Code, veja imagem a seguir.

QR Code de acesso ao Whatsapp Web
QR Code de acesso ao Whatsapp Web

2) No seu smartphone, abra o Whatsapp e na aba “Contatos” clique no menu e então clique em “WhatsApp Web”:

Whatsapp no desktop - Menu
Na aba Contatos clique no “Menu”
Selecione "WhatsApp Web"
Então selecione “WhatsApp Web”

3) Abrirá a opção de leitor QR Code, basta escanear:

Leitor de QR Code do whatsapp web
Selecione Leitor de QR Code e escaneie o código na página do Whatsapp Web

4) Divirta-se.

Não há muitas diferenças entre as plataformas. Você poderá enviar e receber mensagens, imagens, áudios e vídeos (algumas extensões de videos não são enviadas e imagens PNG com fundo transparente têm seus backgrounds preenchidos na cor preta). Mas enfim, nada é perfeito).

Infelizmente não está disponível (ainda) para IOS.

Em tempo, normalmente os haters dizem que essa funcionalidade é inútil e tals, uma vez que o smartphone deve estar ligado para funcionar, mas acordem; estamos numa época que temos por obrigação encontrar novas utilidades no que usamos normalmente. Nesse caso deixo ele aberto como na época do MSN e respondo aos clientes em tempo real.

Forte abraço e até a próxima.

Leia Mais

OneDrive e Google Drive no Linux

Storage Made EasyJá falei antes que instalei um Linux e dos problemas de ferramentas não disponíveis para ele, entre elas estão os apps desktop do OneDrive e Google Drive no Linux.
Uso bastante esses serviços para guardar arquivos de clientes e alguns projetos inteiros (imaginem se meu PC tem um problema e eu perco tudo, estaria f#$%@*, literalmente).
Procurando por ai encontrei um serviço nas nuvens que integra essas duas ferramentas e ainda disponibiliza mais 5Gb de espaço nos servidores da Amazon, o SME (Storage Made Easy). Com ele voce integra os locais de armazenamento de suas contas no Google Drive e no OneDrive de forma simples, cada conta com sua pasta e sincronização automática com as pastas na nuvem.
Storage Made Easy Share
O aplicativo está disponível para diversos distros do Linux e para Windows. A conta grátis permite a inclusão de até 3 contas de armazenamento.
Vão na página do aplicativo e faça o cadastro, a instalação da ferramenta é bem intuitiva e depois de pronta e configurada você poderá salvar seus arquivos apenas jogando-os nas pastas das diversas contas no seu computador.
Forte abraço e até a próxima.

Leia Mais

Storage Made Easy

IFTTT – Coloque a Internet para trabalhar para você

IFTTT - if this than ThatHoje vou mostrar o IFTTT, com ele você tem liberdade para fazer quase (quase mesmo) tudo com suas contas na web (Twitter, Instagram, Facebook etc). Não a toa o mote deles é “Put the internet to work for you”(Coloque a Internet para trabalhar para você). E basicamente é isso que acontece.

 

Como funciona:

IFTTT (if THIS then THAT) é algo como se ISSO faça AQUILO. Vamos para um bem básico. Suponhamos que você quer postar no Flickr todas as fotos que você postar no Instagram (eu sei que já existe essa possibilidade de forma nativa, mas abstraia =P ), então basta fazer uma “receita” (recipe) com o gatilho “postar foto no Instagram” e “postar a mesma imagem no Flickr”, não é simples? IF Instagram THEN Flickr.
Ao todo são mais de 100 canais: (Instagram, Twitter, Google Drive, Evernote etc) para você brincar.IFTTT - canais
O serviço está disponível também para Android/IOS (um app que pode ser baixado nos respectivos repositórios), visite o site do serviço e comece a se divertir. Na web existem algumas receitas já prontas que vão fazer você explodir a cabeça com as possibilidades.
Forte abraço e até a próxima.

Leia Mais